liga cancro

fepodabes

covid19 topo

Vacinação antirrábica e identificação eletrónica

vacinacao canideos

Decorre durante os meses de junho e julho em todas as freguesias do concelho a vacinação antirrábica e identificação eletrónica.
A vacinação contra a raiva é obrigatória para todos os cães a partir dos três meses de idade e concede imunidade durante um período de três anos. Quanto à identificação eletrónica, a mesma é obrigatória desde 2008 e trata-se de um sistema bastante útil que permite, em caso de perda, roubo ou abandono do animal proceder à identificação do seu proprietário.
A vacinação tem o custo de 10 euros e o registo de identificação eletrónica (chip) tem o custo de 2,5 euros. Caso pretendam adquirir o boletim de vacinas este tem o custo de 1 euro.
Clique aqui para saber as datas e os locais em cada freguesia.

Apelo - Dá Sangue e Salva Vidas

dar sangue

Atendendo ao momento que estamos atravessar no que toca aos níveis de sangue nos hospitais, solicitamos a vossa melhor colaboração a fim de podermos rapidamente alcançar o número de dádivas necessárias todos os dias. Veja aqui o cartaz.

Recenseador - Censos 2021

recrutamento ine

Em 2021 o INE irá proceder à realização dos censos da população.
As candidaturas às funções de Recenseador estarão disponíveis através de preenchimento de um formulário eletrónico no período 04/Janeiro/2021 até 14/Fevereiro/2021, no seguinte endereço: https://recrutamento.ine.ptPode ainda consultar aqui este documento para mais informação.

Eleições para o Presidente da República - 24/01/2021

eleicoes idosos

Por delegação do Secretário da Comissão Nacional de Eleições a mesma refletiu sobre a situação dos eleitores internados em lares e deliberou transmitir para divulgação junto dos lares o seguinte:
«Mantém-se o direito de sufrágio sem carecer de quarentena ou outras medidas se a sua deslocação até junto da mesa for assegurada de modo a garantir que não são assumidos comportamentos de risco.
Na assembleia de voto, estes eleitores têm prioridade sobre os demais.
Apela-se ainda a que as instituições utilizem a faculdade do voto antecipado em mobilidade para melhor distribuir o esforço de transporte e/ou acompanhamento dos eleitores internados.
Admite-se que as deslocações sejam concertadas por intermédio das juntas de freguesia para coincidirem com momentos de menor afluência.»

Recrutamento para Delegados Municipais e Delegados Sub-regionais - Censos 2021

recrutamento ine

O Instituto Nacional de Estatística vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, a maior operação estatística nacional. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet. A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de 140 Delegadas/os Sub-Regionais e de 450 Delegadas/os Municipais, em todo o País.
Participe neste desafio. Candidate-se em: recrutamento.ine.pt

Regras Cemitério de Ovil - dias 31 outubro, 01 e 02 de novembro

regras cemiterio 2020

O Cemitério de Ovil permanecerá aberto no fim de semana da celebração de Todos os Santos e Dia de Fiéis Defuntos, das 08 horas às 18 horas, mas face à evolução da pandemia por Covid-19 e como medidas preventivas e mitigadoras da sua propagação serão implementadas nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro as seguintes regras de utilização e de condicionamento de acesso e permanência no Cemitério:

Medidas de cumprimento obrigatório:
- Uso obrigatório de máscara de proteção no acesso e no interior do cemitério;
- Obrigatório higienização das mãos na entrada e saída no cemitério;
- Obrigatório cumprir distanciamento social (mínimo de 2 metros) nos acessos e interior de cemitério;
- A ocupação máxima permitida, em simultâneo - 60 PESSOAS;
- Tempo máximo de permanência no interior do cemitério - 30 MINUTOS.

Para visualizar com mais detalhe as regras a cumprir clique aqui.

O incumprimento grave das regras ou agravamento da situação epidemiológica do concelho poderão, a todo o momento, determinar o enceramento do cemitério, por decisão da Autoridade Municipal de Proteção Civil, Autoridade de Saúde de Baião e/ou demais entidades competentes.

 

Plano de vacinação - Gripe 2020

vaci 2020

A 2.ª fase de vacinação contra a gripe - 2020 - teve início no dia 19 de Outubro e terminará no fim de Novembro.
Integra os grupos abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.
Deste modo, informamos o seguinte:
TODOS os Centros de Saúde e todas as suas Unidades Funcionais convocarão os utentes em dias programados.
Em situações específicas, será programada a vacinação nas instalações das Juntas de Freguesia.

Os utentes devem aguardar tranquilamente a convocatória.
Não é necessário que, sem terem sido convocados, se desloquem aos locais de vacinação.

Retoma da Vacinação Antirrábica

vaci antirrabica

A Vacinação Antirrábica estava suspensa por consequência da pandemia, mas será retomada em agosto no concelho de Baião.
Em Campelo será no dia 22/09/2020, no Tijelinho, às 10h30 e em São João de Ovil, junto ao Cemitério, no dia 09/10/2020, às 09h30. (consulte edital aqui)

Para que se cumpram todas as regras estipuladas pela DGS, em virtude da COVID-19, a campanha de vacinação decorrerá com as seguintes regras implementadas:
a) Distanciamento de, pelo menos, dois metros entre cada detentor juntamente com o respetivo animal, enquanto aguardam a sua vez;
b) Obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira pelo médico veterinário responsável pela campanha e pelo detentor do animal (artigo 13.o - B do Decreto -Lei nº 10 -A/2020, de 13 de março, na sua redação atual);
c) Lavagem e desinfeção das mãos com produtos adequados, quer pelo médico veterinário quer pelo detentor do animal, antes e após a realização das ações;
d) Respeito pelas normas de etiqueta respiratória.

Refere-se que para além dos prazos acima indicados, a vacinação antirrábica e identificação eletrónica poderão ser ainda realizados nos prazos e local abaixo indicados:
Largo do Tijelinho: primeira terça feira dos meses Novembro e Dezembro pelas 10h30.

Repovoamento com trutas do rio Ovil

repovoamento rio

À semelhança do que já tivera acontecido em anos anteriores, e numa parceria entre a Câmara Municipal de Baião e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, foi possível efectuar mais um repovoamento no Rio Ovil. Esta iniciativa foi também executada no Rio Teixeira, e entre o Ovil e o Teixeira foram distribuídas 8500 trutas.
Continuamos assim a honrar compromissos propostos à população.
Aproveitamos ainda para informar que a iniciativa estabelecida com a Associação Desportiva Recreativa e Cultural Amigos de Ovil, para Limpeza de Rio ficou suspensa devido ao Covid-19.

Desenvolvido por:

logotipo globalang webdeveloping