liga cancro

fepodabes

covid19 topo

Comemorações dos 40 anos de vida literária do Prof. António Mota

a mota homenagem

No passado dia 30 de novembro 2019, no Auditório Municipal de Baião, que se encerraram as comemorações dos 40 anos de vida literária do Prof. António Mota.
Num misto de emoções o Homem da Nossa Terra que nasceu em Vilarelho em 1957 foi felicitado com amizade por todos os que ali estiveram presentes.

António Mota foi Prof do Ensino Básico e a par da sua carreira dedicou-se à escritaria de literatura infantojuvenil, para nunca mais parar de escrever.
Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores e tem cerca de noventa títulos publicados, sendo grande parte da sua obra selecionada pelo Plano Nacional de Leitura.
Para os seus livros foi procurando transpor as memórias da infância vivida nesta região.
Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983), o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990), o Prémio António Botto (1996) e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria «Livro Ilustrado» (2004). Em 2008, foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.
Em 2014, foi nomeado para o prémio ALMA por ser «um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude» e por a sua obra ter «a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal».
A nomeação repetiu-se na edição de 2015 deste que é um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.
No Meio do Nada é o seu primeiro livro para adultos, publicado quando se comemoraram os 40 anos de uma carreira literária a semear histórias que alimentaram a imaginação de milhares de leitores.

Desenvolvido por:

logotipo globalang webdeveloping